quinta-feira, 28 de maio de 2009

ENTRETENIMENTO VIOLENTO - O PERIGO DOS JOGOS DEMONÍACOS



Matéria publicada em 23/03/2009 no Jornal O Estado de São Paulo

Apesar de serem proibidos para menores de 18 anos, jogos violentos são muito populares entre fãs de games - seja na internet ou em consoles. A proibição, no lugar de inibir, muitas vezes incentiva e gera curiosidade em torno dos jogos. Na internet, é possível saber qual a classificação indicativa de jogos e quais são recomendados para cada idade em sites como o Entertainment Sowftware Rating Board e o Ask About Games (ambos em inglês). Confira a lista de jogos polêmicos e qual o objetivo em cada deles:

GTA (Grand Theft Auto) - Apesar de não ser recomendado para menores de 18 anos, é possível baixá-lo fazendo um pequeno cadastro na internet. Criado em 1997, o jogo inovou ao permitir que o jogador fizesse o que bem entendesse. O objetivo é cumprir missões, misturando elementos de ação, estratégia, aventura e corrida. Existe em várias versões, divididas em quatro "eras".



O elemento mais inusitado do jogo era o roubo de carros. Qualquer veículo da cidade podia ser arrombado e dirigido. A consequência: além de alertar a polícia, as ações do jogador podiam atrair a atenção de outros bandidos, criando situações de conflito e caos nunca vistas até então.

O jogador decide o rumo da história de acordo com sua vontade. Cada escolha tem uma consequência. Não existem pontos por mortes ou atropelamentos. Na verdade, existe dinheiro, como na vida real, e coisas a serem feitas para ganhá-lo. Como você as faz depende inteiramente da sua cabeça.

Você opta, por exemplo, em matar ou não um chefão do crime. Se o matar, acaba ganhando respeito nas ruas, enriquece e se muda para um casarão com mulheres, armas e coisas caras. Mas tem sempre alguém querendo cortar seu pescoço e a polícia não o deixa em paz.

Resident Evil - Polêmica série de horror em que um vírus transforma as pessoas em zumbis, criaturas semivivas devoradoras de carne. Animais, mulheres e crianças sofrem hediondas mutações e precisam ser abatidos a tiros e até a facadas.



Carmageddon - o objetivo do jogo é atropelar o maior número de pedestres. Na Inglaterra, foi proibido em 1997 pelo Conselho Britânico de Classificação Cinematográfica.



Manhunt - nele, o jogador sai de um manicômio e precisa matar os responsáveis por sua internação. Dá mais pontos aos jogadores que infligirem a morte mais terrível às vítimas.



Duke Nukem 3D - a sociedade foi transformada. Policiais viraram porcos selvagens humanoides e alienígenas dominaram o planeta. Duke, um cafajeste que gosta de bebida, jogos e strippers, sai matando os inimigos da humanidade e, de quebra, paquerando mulheres bonitas.



Doom - O jogador enfrenta a bala uma invasão de demônios sanguinários que invadiram nossa dimensão



Bully - Um jovem de família problemática tenta sobreviver a uma estadia em um colégio interno, driblando os mais fortes e usando a inteligência (ou os punhos) para se dar bem. A polêmica ficou por conta dos beijos que se pode dar em meninos e meninas.



Counter-Strike - forma-se um esquadrão de terroristas ou contra-terroristas e o jogador precisa usar tática militar para vencer os oponentes.



Postal - Politicamente incorreto, o jogo explora os maiores tabus sociais americanos. Minorias raciais, sexuais e até animais sofrem na mão do protagonista. Em uma passagem particularmente horrenda, um gato é usado como silenciador de um arma.



7 sins - jogo de pornografia leve. No fundo, é apenas um jogo tolo que apela ao sexo para vender.



Hitman - um assassino profissional trilha um caminho sem volta, banhando em sangue, algumas vezes inocente.


5 comentários:

  1. Navegando por ai achei seu blog. Surpresa boa. Vou segui-lo a partir de agora. Quando tiver um tempinho, vá visitar meu blog também, o Genizah.

    A paz!

    Danilo


    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do novo Layout do seu perfil meu irmão!

    Continue nesta tua força companheiro.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Escrevendo um artigo sobre "A pedagogia do mal" nos games, achei este blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde pastor, graça e paz, amei seu blog, q o Senhor Jesus te abençoe ricamente.
    Vou seguí-lo agora mesmo, e se quiser, dê uma passadinha no meu blog ok?
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. eu só tenho uma palavra sobre os jogos demoníacos
    "PERFEITOS" o satanismo esta em toda parte principalmente dentro das "igrejas" ou melhor denominações. subliminar e na CARA de todos
    VIVA OS JOGOS DEMONÍACOS QUEM TA COMIGO DIZ AMÉM

    ResponderExcluir