sábado, 15 de agosto de 2009

A CABANA - Cristianismo ou Espiritismo?



O texto abaixo foi escrito por Anderson Augusto e publicado em http://vocecomdeus.com/2009/07/07/a-cabana-livro-evangelico/

Um dos maiores sucessos da literatura neste ano foi o lançamento do livro A Cabana, escrito por Willian P. Young, que com uma pequena verba e sem muita pretenção alcançou a lista dos mais vendidos do The New York Times, nos Estados Unidos, e já veio para o Brasil como um grande Best Seller, que apesar de ser um livro aparentemente religioso, também conquistou os leitores dos meios seculares.

O Livro conta a história real de um homem que perdeu uma das filhas brutalmente assassinada por um maniáco estuprador e que depois desse momento perde todo o brilho de viver, que perde toda a confiança em Deus, e apesar de acreditar em Deus não consegue ter um relacionamento com o Pai, descrito no livro intimamente como Papai.

Algumas perguntas que são respondidas neste livro são: Sendo eu e minha família fiéis a Deus porque Ele deixou isso acontecer com minha filha? Se Deus é bom, porque minha filha que não tinha culpa de nada morreu? Dentre outas questões profundas de questionamentos humanos.

Eu li o livro, muitas coisas ditas neles são verdadeiras, muito verdadeiras e elucidativas, a quebra de paradoxos que temos de Deus, a quebra de paradigmas, de conceitos pré-formados em nossas mentes, mas há algumas coisas do livro que sobressaem de longe dos ensinamentos cristãos, como o encontro do protagonista com pessoas mortas, de resoluções de pendências não resolvidas com aqueles que morreram, perdão, elementos que levam ao ensinamento espírita de casos não solucionados com os mortos.

O que eu digo então amado leitor, A Cabana vale a pena ser lido? Sim, mas nem tudo que tem no livro pode ser levado como verdade absoluta, leia, há muitos diálogos interessantes entre o protagonista e Deus, que nos da uma amplitude maior do nosso relacionamento com Deus, porém nem tudo pode ser levado como real, os diálogos com Deus, Jesus e o Espírito Santo são muito bons, verdadeiros, mas a parte de encontrar com mortos, pedir perdão, leva-nos mais ao espiritismo e nós sabemos que isso Deus abomina. Então se você for ler o livro em suma e parafraseando “retire os espinhos e coma a carne” ou seja o que é bom leve consigo e o que você sabe que não procede jogue fora.

60 comentários:

  1. Olá prezado Pastor Eliel!
    Gostei de sua postagem, foi justa e realista. Eu ainda não li o referido livro, mas minha esposa sim, e comentou muito bem sobre as passagens que descrevem uma relação com Deus e as formas diferenciadas com a trindade. No entanto alguns tópicos ficaram mesmo suspensos (segundo ela), sem compreensão clara, e diante disso, devem ser analisados com certo cuidado.
    Depois desta postagem, recebi mais um insentivo para lê-lo.

    Forte abraço, seu amigo de sempre e todas horas.

    Ivan Tadeu e Alessandra Panicio

    ResponderExcluir
  2. Eliel

    Eu li o livro. É muito interessante a relação da Trindade com o protagonista.
    Pena que o livro peque por dar ênfase à prática espírita no que diz respeito ao relacionamento com mortos e pedido de perdão.

    Fraternalmente em Cristo

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se o livro trata-se de historia real ou ficcao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início fala, que é inspirado numa história real.

      Excluir
  4. Prezada Diane, o livro de autoria de William P. Young trata-se de uma ficção.

    ResponderExcluir
  5. Não entedi a colocação da pessoa que fez o coméntario acima...Deus abomina o espiritismo??? Quem te disse isso???Vc tem algum conhecimento do assunto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Vi seu comentario e achei interessante a sua pergunta..
      Olha algumas passagens Biblicas que falam um pouco sobre isso ..
      "Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis para que não sejais contaminados por eles" (Lev 19,31).
      "Se alguém se dirigir aos espíritas ou aos adivinhos para fornicar com eles, voltarei o meu rosto contra esse homem..." (Lev 20,6).
      "Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha [magia negra], nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feitichismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à evocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas..." (Deutr 18,9-13).
      So são algumas passagens para que você possa Ler..
      Deus te Abençooe

      Excluir
    2. quanta ignorancia!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Sério que eu li isso? ¬¬' Falta de respeito com outras pessoas unicamente por sua religião! É isso sim que Deus abomina. A ignorância de certas pessoas e o preconceito!

      Excluir
  6. Esse livro e muito bom
    Eu cheguei a ler so falatava um pouco para mim termina mais nao deu tive que jogalo fora por conta do espiritismo que tem nele mais vou compra outro e termina de ler o resto
    devia ter vindo aqui antes ai eu nao teria jogado fora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff eu nunca li tanta besteira junto...

      Excluir
  7. Não entendo o motivo de tantos evangélicos abominarem de forma tão ríspido o espiritismo, uma doutrina Cristã que possui com único fundamento fazer o bem ao próximo.

    ResponderExcluir
  8. nao ha verdade sem conhecimento.
    Quem nao acha que Deus abomina o "espiritismo"
    devia ler a Biblia, só assim terá o conhecimento
    da verdade! ..
    eu nao li a Biblia, mas acredito que se existe um meio de tirar a prova eh lendo.

    ResponderExcluir
  9. é complexo dizer , mas sabemos que devemos seguir a biblia e se dentro desta ha palavras com as quais afirma o erro do espiritismo, devemos seguir o correto! Deus é amor, bondade, este livro parece ser belissimo, eu irei lê lo, e sei , que vou absorver o certo, eu creio que Deus fala atraves ate daquilo que aos olhos humanos parece errado,e muito complexo, complicado e profundo!!!!!!!!!! o fato é temos e precisamos ser sábios,,,,,, não atacar os espiritas como ruins, e apontar dedos Deus é amor,,, e não guerra! esta guerra de religiaõ! e esquece o principal o amor!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Por que o encontro com o pai e a filha é taxado como encontro espirita?
    Ha mistérios que só Deus pode revelar.
    Por ex:
    Na cruz Jesus disse ao ladrão: Ainda hoje estara comigo no paraiso.
    E também podemos ver algo parecido com a morte do rico e do Lazaro que morreram e um foi para o seol e outro para o seio de abraão.
    Isso não é espiritismo.
    O encontro com Deus e que o protagonista teve foi para liberta-lo e cura-lo e parte dessa cura era perdoar o pai, e não propriamente um encontro espirita.
    Eu creio num Deus assim, como Paulo disse faço de tudo para parecer com todos para ver se salvo algum, esse é o Meu Deus que se materializa de qualquer forma desde que isso lhe dê uma alma.
    Acostumem-se com esse DEus, é com ele que vamos viver eternamente. Aleluia...

    ResponderExcluir
  11. Acima eu quis dizer o encontro do pai e o filho (protagonista) e não o encontro do pai e a filha com esat digitado (que é a questão que tem levantado suspeita de espiritismo no livro).

    ResponderExcluir
  12. O livro a Cabana não dita em momento nenhum religião muito pelo contrario ele diz que deus nao CRIA religiao por que para seguir alguma requer regras e um sistema que para deus afasta os homens uns dos outros
    O livro fala de um relacionamento que infelizmente nao esta presente no mundo, em amar acima de tudo seu proximo e a confiar em deus!
    "A MÁQUINA RELIGIOSA É CAPAZ DE ENGOLIR AS PESSOAS"(trecho)
    O livro pode ate nao ser real mas nos faz pensar em muitas coisas que são reais
    vivemos por instituições, em qualquer religiao existe uma pessoa que é lider que "representa" Deus um pastor, um Padre,etc. muitas pessoas passam a acreditam nesses representantes e nao mais em deus aprendem a seguir regras, leis, impostas pela igreja. creio eu que deus busca um relacionamento com todos nós apenas que confiemos nele a ouvir e falar como se ele estivesse sempre presente como qualquer outra pessoa.

    Nao busque uma religiao neste livro ele é bonito demais apenas leia e reflita sobre esse deus que ama seus filhos especialmente.
    Deus ama seus filhos por igual desde o mais errado ao mais correto e so a ele cabe o julgamento

    Boa leitura

    ResponderExcluir
  13. Graça e paz irmaos,
    que este livro e ficçao isso sabemos, se e ficçao e porque nao e real.
    Mas porque ler um livro deste se temos a biblia que e totalmente verdadeira e escrita pelo Espirito Santo?
    O nosso problema e que queremos ser enganados pelo diabo, mas porque perdermos tempo lendo ilusao? irmaos Jesus esta as portas, a qualquer momento ELE vai vir , vamos ler a palavra porque so ela nos santifica e nos da vida Eterna porque JESUS e a palavra, vamos conhecer nosso DEUS irmaos.
    irmaos espiritismo e do diabo, quem disse que iremos para o ceu pelas obras? ninguem vai para o ceu pelas obras.
    a unica coisa que JESUS falou para fazermos aqui na terra foi: Ide pregai o evangelho a todas as naçoes, batizando-os em nome do pai e do filho ... mt. 28:19 leiam
    e mais Segui a paz com todos e a santificaçao sem a qual ninguem vera o Senhor hb 12:14.

    qual e mais facil fazer a obra ( ajudar os outros ou morrer para o mundo e as coisas do mundo e isso irmaos que Jesus quer de nos que o sigamos de deixamos para traz tudo, o segredo e lermos a biblia e nos santificarmos.

    cristina bruque - sc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, com todo amor lhe falo isso

      Jesus não quer que apenas nos concetremos na bíblia, sua palavra, ler a bíblia é muito importante mas não é a única maneira de Deus se expressar conosco e também não é a única palavra DEle, quem disse que livros cristãos contemporâneos não são inspirados pelo Espirito Santo? Você esta muito enganada se pensa que apenas a bíblia é obra do Espirito Santo. Ele vive e continua se manifestando hoje e não apenas na bíblia.
      E creio que você seja uma pessoa que leia a bíblia (embora eu acredite que apenas leia e não medite - nao falo isso para ofender, acredite! -) Você já deve ter lido aquele trecho que fala: examinai tudo retem o que é bom
      Isso inclui este livro, e sem querer me envolver ou fazer algum juizo de valor, este livro é formidavel, ( #vc não sabe oq esta perdendo)
      E só mais uma ultima palavra, Deus é amor e ele próprio não condena os espíritas, apenas a pratica, então quem somos nós para condenar, certo?
      E como diz em Tiago 2 : 26
      " Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. "

      E deixo com vc um ótimo site: http://www.bibliacomentada.com
      Aproveite! ;)

      Excluir
  14. O livro é belíssimo mesmo e essa questãodo encontro com a filha falecida eu não vejo como espírita. Existem pesquisas que comprovam que pessoas em estado de quase morte realmente vêem entes queridos falecidos e isso não é espiritismo e foi o caso da personagem Mackenzie. Vale a pena ler sim!

    ResponderExcluir
  15. Li o livro porque o meu professor de cristianismo, que é um padre da igreja católica, o recomendou dizendo ser muito bonita a história que Deus conta para Mackenzie. Porém não consegui relaciona-lo com nenhuma religião em questão de ensinamentos, tudo o que "DEUS" fala no livro são coisas que se vocês não perceberam está realmente acontecendo no mundo. Jesus não iniciou nenhuma religião, aprendi nessa aula que ele não veio ao mundo e saiu dizendo que Deus queria uma religiao no mundo. Eu não tenho crença em nenhuma delas, mas ao mesmo tempo acredito um pouco em cada, pois acredito em Deus e só isso me basta. Não preciso de pessoas me dizendo como agir pq Ele não vai gostar ou pq não é o caminho para o paraíso, pq mesmo descrente das religiões existente a minha fé por Ele é tão grande que num acidente de carro em que todos os medicos disseram que não sabem como eu não fiquei paraplegica, eu estou aqui com todos os meus movimentos, por isso pensei quando li o livro. Deus deu a Mackenzie uma nova chance de retomar a sua vida e espalhar o bem e a compaixão pelo mundo sem ditar regras.
    Pensem nisso!

    ResponderExcluir
  16. deus e fiel na vida de todos nois e nao outra porta para o ceu se nao o evangelho entao irmao espiritismo catolisismo e outras crenças sem ser o verdadero evangelhos so levara ao inverno por isso meus amigos leia a palavra do senhor que tem respostas para todas as nossas perguntas e e respostas para todas nossa pergundas tambem saiam da cabana poeque jesus te ama e te algum para falar com vc do lado de fora da cabana a paz

    ResponderExcluir
  17. boa tarde meu nome é inalda eu sou evanglica e li o livro e adoreirei,na verdade ele mim ajudou que eu conseguisse perdoar uma pessoa que eu julgava que nao iria perdoar nunca e depois do livro eu ja consigo ve-lo com outros olhos.
    sobre a parte do encontro com os mortos eu acho que foi assim ele estava em coma e sonhado e no meio do sonho ele encontra com o pai e o perdoa mas no coraçao dele nao que o pai tenha se encontrado com ele e sim ele encontra o pai em sonho

    nao sei essa é minha opiniao nao sei se eu estou certa se eu estou errada por favor mim ajudem a entender obrigada

    ResponderExcluir
  18. Puxa vcs não entenderam nada né!!! tem um monte de gente ai (postando msg netse espaço) julgando o q é certo e o q errado!!! basta gente de julgar... vcs crucificam todos aqueles q não são EVANGELICOS... q coisa mais feia de fazer!!!
    Já q os EVANGELICOS são os juizes, quero ver então o julgamento de Chico Xavier, um homem de tanta luz e bondade!!!
    O q os EVANGELICOS podem dizer qdo um assassino virá EVANGELICO, ele ficará impune ou será q PAPAI não irá redimi-lo? Mas qdo será q PAPAI fará isso?
    Creio q vcs precisam ler nas entrelinhas para identificar sabedorias da doutrina espirita deste belissimo livro, q é capaz de mudar o interior de qq ser humano!
    E lembre-se: NÃO JULGUE PARA NÃO SER JULGADO. Há apenas um juiz DEUS. Apenas um exemplo a ser seguido: JESUS e apenas uma verdade: ESPIRITO, ESPIRITO ESPIRITO SANTO.
    Palavras de uma pessoa q acredita cegamente na doutrina de Alan Kardec e q não julga as outras religiões, pois creio q tds são beneficas, pois trás o homem pra mas perto Dele, seja a base de regras ou não. Já imaginaram o mundo de hj sem religião? Td é valido... cabe ao homem peneirar os conhecimentos e PRÁTICA-LOS...
    Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  19. A Doutrina Espírita caminha lado a lado com os ensinamentos de Jesus Cristo. Ensinamentos e mensagens de amor, caridade e perdão esquecidos hoje por algumas religiões. O Espiritismo vê em Jesus o modelo maior para seguirmos. Portanto é uma doutrina cristã. A expressão "espiritismo" foi cunhada no século dezenove por ocasião da Codificação da Doutrina Espírita. Se em alguma bíblia existe a palavra espiritismo foi posta ali de má fé. (Enedino)

    ResponderExcluir
  20. E um saco ne?
    Pra que falar mal das religoes?
    nao queremos a mesma coisa?
    nao queremos a Deus?
    eu fico nervosa com tanta hiprocrisia, chega de chutar santos, de falar quem vai pro ceu ou nao...
    nos todos queremos a mesma coisa
    ficar perto de Deus
    ;0)
    pensem nisso
    ass:espirita de coracao

    ResponderExcluir
  21. Oi bom eu quero dizer que o livro é extremamente sútil,ele deve ser lido com cuidado em algumas partes.Mas embora tenha essa influência espírita ele não deve ser lido por pessoas que não estejam firmados na VERDADE que é a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  22. Bom por coincidência eu estou vendo esses comentário e vi como o ser humano é dificil.
    Eu sou evangélica e li o livro achei fantastico, achei que o livro nao tem nada sobre religioes como li num comentario acima. E è realmente ao contrario ele mostra o quanto os homens julgam uns aos outros, será que nunk vão aprender isso? por isso que sempre tem guerra por que as pessoas só sabem julgar os outros.
    Portanto queria que alguem me respondesse, se Deus é amor, inteiramente amor...o que ele faria com as pessoas que julgam uns aos outros??

    ResponderExcluir
  23. Caro Pastor Eliel

    Sabe qual é a função dos pastores aqui?
    r: mostrar a largura da porta

    mas que porta?
    a porta está tão larga que não tem mais porta.
    os pastores estão dizendo Jesus é amor, pensamento humanista .
    mas continua a palavra sem a santificação ningem
    verá o Senhor hb.12:14.
    o problema é que os pastores estão na teologia da graça " vem pra Jesus e tá tudo certo , vc vai ganhar carro novo, casa nova e ponto final.
    as igrejas viraram palanque , os pastores estão pedindo telhado para os puliticos.
    por isso estão perdendo a visão do Espírito santo, e perdendo a autoridade espiritual.
    Mas na minha bíblia está diferente da de vocês está: e no mundo passais pro aflição lembra
    disto Pastor.
    Mas pode ficar com as lentilhas leiam bastante a cabana que eu vou ficar com fique fora da cabana.
    ficam na paz do Senhor.
    "Mas , se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus (diabo) deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho de CRISTO, o qual é a imagem de DEUS. :2 cor.4:3.

    ResponderExcluir
  24. Caro Pastor!!!

    Sou Luciane e sou espirita e acredito nos ensinamentos cristãos, apesar da doutrina espirita deixar bem claro que ela é ciencia/filosofia e religião.Jesus veio a terra para nos orientar em muitas atitudes morais, e que muitas vezes nós nos perdemos entrando em portas largas.Deus é um só, é ele que nos fortalece nas nossas caidas, nas nossas fraquezas... com certeza somos fracos, erramos por que hoje estamos na forma humana, e todo humano precisa crescer , e para crescer é necessário passar por muitos obstáculos, e é nessas horas que encontramos o verdadeiro aperfeiçoamento para nossa vida.A questão do livro A CABANA é muito simples, pois como sou espirita gosto muito de ler e adquirir conhecimento. e esse livro nada mais é o que Deus quer de nós enquanto humanos,viver o AMOR, a CARIDADE,a PACIENCIA e muitas outras condutas morais e o que o escritor coloca em enfase é o PERDÃO, perdoar é necessário para nossa alma, para nossa vida, quantas pessoas magoamos com palavras e atitudes e as vezes nem nos demos conta do que fizemos, e no fim de nossa existencia precisamos do perdão para podermos seguir em paz!!!! Hoje só não acredita quem não quer... é muito facil colocar a culpa no proximo(diabo) e dizer que ele entrou em nossa casa e destrui, isso é uma imensa imaturidade, pois estamos aqui plantando e semeando, recebemos aquilo que damos, ou seja, façamos aos outros aquilo que os outros possam fazer a nós.

    ResponderExcluir
  25. PR ELIEL,Gostei muito de suas observações quanto ao livro, a grande verdade é que devemos confronta - lo com a bíblia sagrada para ver se há evidencia de ensinamentos anti bíblicos, não só ele mas qualquer tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  26. estou completamente afavor da opiniao dos crentes em Jesus devemos orar e vigiar nas coisas que contaminam as nossas mentes, a palavra de Deus e uma bussula para as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  27. Estou completamente a favor dos crentes em Jesus devemos orar e vigiar,nao devemos contaminar nossas mentes com heresias mas seguir a palavra de Deus pois ela e uma bussula para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  28. Obrigado por tirar uma grande dúvida minha, pois sou cristã e li o livro mas pude perceber fatos quem não faziam parte do que sigo então como gostei muito de l~e-lo quis saber pois almentou meu contato com deus muito abrigada
    Janaíra araújo

    ResponderExcluir
  29. Li o livro, e nele pude esclarecer e por em prática duvidas que me corroíam, graças a ele entendi de fato essa nossa vida.
    Me desculpe, mas acho um tanto hipotético falar que DEUS abomina o espiritismo, não sou espírita, mas respeito todas as religiões que buscam a DEUS, pois cada um tem o livre arbitro, o nosso direito de escolha, pois pelo pouco que conheco do espiritismo, ele trata de um estudo mais detalhado das coisas, procuram sabe o porque mas só que sem perder a FÉ em DEUS, e isso pra mim não é abominável.
    talvez passamos mais tempo criticando as religiões do que tentando promover a PAZ entre elas, e é isso que tem causado guerras e discussões, pois ao façamos sobre religiões, não conseguimos falar moderada mente sem exaltarmos ou criticar de forma abusiva determinada religião.
    Desculpe se minhas palavras ofende de certa forma alguns cristãos, mas é minha opinião.
    Uma opinião formada por um jovem de apenas 15 anos de idade.

    ResponderExcluir
  30. Sou catolica, tenho muito carinho pelos meus irmãos evangelicos e li o livro a CAbana. Na verdade ele veio ate mim, porque nao quis lê-lo por contar uma historia muito triste. Para mim, foi uma experiencia maravilhosa, pois aprendi a perceber Deus da maneira mais simples, como uma Mãe negra, como Carpinteiro humilde, o Espirito Santo que anda de forma a dançar como se fosse uma brisa, um vento, e não mais como um Deus que esta lá no Céu, como tinha então! E fiquei ainda mais surpresa, quando soube que ele (o livro) poderia ser "espirita". Me considero uma pessoa conhecedora da palavra, e em nenhum momento tive esta impressão, meu coraçao estava atento de que como Deus nos quer como filhos e nada mais, de como nos ama, e faz qualquer coisa para que possamos entender o seu grande Amor!

    ResponderExcluir
  31. gente, não existe disputa/guerra de religiões . Nós simplesmente nos guiamos pela bíblia . Nela está escrito que não devemos acreditar em feiticeiros, muito menos em necromancia . pra quem não sabe necromancia é o estudo com mortos . não existe contato de homens com mortos . Deus não permite isso . Outra coisa errada no livro é falar que Deus perdoa, absolve os pecados de todos, com arrependimento ou não . isso é mentira,a Palavra de Deus repetidamente chama o homem a fugir do julgamento de Deus através da fé em Jesus Cristo, Seu Filho (Rom 2:16; 2 Tim 4:1-3). Outra coisa é falar que Jesus está em constante mudança conosco , quando a bíblia diz que “Nele não existe mudança alguma, porque Ele é ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 11:12; 13:8; Tiago 1:17).

    Nos visamos a bíblia em primeiro lugar . antes de tomar qualquer livro repleto de heresias como verdade absoluta !

    E outra, porque que ao invés de falar mal dos evangélicos, de dizer que achamos o espiritismo tão ruim, que nós os ofendemos , POR QUE VOCÊS NÃO LÊEM A BÍBLIA , E DEPOIS TIREM CONCLUSÕES POR VOCÊS MESMOS ??

    ResponderExcluir
  32. Querida 'maaysalles,

    Não sigo nenhuma religião, e como tive a impressão de que você conhece muito bem a Bíblia e a palavra de Deus, gostaria de tirar algumas dúvidas. Falando de Bíblia, qual é a verdadeira? A católica, a evangélica ou o Evangelho segundo o Espiritismo?
    Como acreditar cegamente em um livro, que tem algumas versões?
    Fui criada na igreja católica, fui a algumas igrejas evangélicas, para conhecer, e também leio muito sobre o espiritismo, que confesso, para mim é o que faz mais sentido.
    As igrejas evangélicas, na minha opinião, são apenas um meio de ganhar dinheiro com a fé dos outros, afinal, nunca vi uma igreja evangélica humilde, nem um pastor pobre. Se estou enganada, por favor me perdoe, aliás, perdão é uma das coisas mais pregadas em todas as religiões, não?
    Só gostaria que me esclarecesse minhas dúvidas sobre a Bíblia, citada no início. Desde já agradeço, Lígia.


    Ps. Li o livro, e é uma história incrível, realmente vale a pena lê-lo. Apesar de ser ficção, tenho certeza de que o autor foi tocado por Deus para escrevê-lo, pois nunca havia lido antes algo que conseguisse expressar tão bem o verdadeiro amor.

    ResponderExcluir
  33. gostaria de esclarecer uma duvida que ficou na minha mente esse livro e espirita ou evangelico

    ResponderExcluir
  34. sou cristão e li o livro,não devemos criticar ninquem que faz parte de outro ensinamento devemos sim orar para que Deus revele a sua verdade a todos nós que buscamos o melhor para o próximo ea sociedade, pois Ele quer que andemos em união e em comuhão com Ele, quanto ao livro, devemos lembrar que o protagonista estava com Deus e tudo o que Deus lhe mostrou é verdade pois Deus pode tudo.

    ResponderExcluir
  35. Fico impressionada de ver a falta de conhecimento de muitos aqui,vocês precisam ler a Bíblia antes de sair dando opiniões,,eu acho isso,eu tenho opinião formada quanto aquilo,mas as opiniões de vocês não tem base bíblica,tem bases religiosas ou de seitas..por favor,quando o pastor fala que Deus abomina o espiritismo,ele está dizendo isto com base na bíblia,a bíblia diz.. "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,..Hebreus 9.27 Meus queridos a Palavra é bem clara,morrer uma só vez! ou seja essa doutrina instituida por homens e não por Deus,faz lavagem cerebral em muitos que não conhecem a Palavra de Deus,então vai ler a bíblia antes de falar besteiras!

    ResponderExcluir
  36. A paz, Pastor.

    Que lhe dizer gostei muito do seu ponto de vista desse liro, gosto mto de ficção e livros biblicos. mas fiquei meio reseossa ao saber que ele seria espirita. Mas seu "diagnostico" desse livro é muito bom. Pretendo ler até o final.

    Um abraço. Fique na paz

    ResponderExcluir
  37. Olá pessoal, preciso contar uma história antes de comentar sobre este livro. ha alguns dias eu questionei Deus em minhas oraçoes sobre alguns acontecimentos e pedi respostas a ele de alguma forma, pois eu precisava entender mais, e fiquei no aguardo apos alguns dias uma pessoa chegou ate mim e eu esta me sentindo mal me falou do livro me contando sobre o mesmo e dizendo que se eu pudesse que o le-se, neste momento meus olhos encheram de lagrimas e eu disse vou ler ele e foi o que estou fazendo e sinto que minhas perguntas estao sendo respondidas estou feliz por saber que Deus me ouve e me responde Gloria Deus!

    ResponderExcluir
  38. Oi, a filosofia por trás disso pode ser sincera, mas sua sinceridade não impedi que Seja falsa.

    ResponderExcluir
  39. EU ACHO ENGRAÇADO QUE AS PESSOAS VEM AQUI E FALAM DE DEUS, QUE DEUS NÃO PERMITE ISSO, DEUS NÃO PERMITE AQUILO, CHAMAM UNS AOS OUTROS DE IRMÃOS, ACONSELHAM A NÃO LER UM LIVRO PELO SIMPLES FATO DE HAVER UM ÚNICO LIVRO VERDADEIRO, QUE NESTE CASO É A BÍBLIA. POIS BEM SENHORES, JÁ QUE TODOS REGISTRAM AQUI COM ENFASE O QUE BEM LHES ENTENDEM POR DIREITO, TAMBÉM PEÇO MEU ESPAÇO PARA REGISTRAR O QUE PENSO.
    PENSO QUE A MENTE HUMANA É CAPAZ DEMAIS PARA SE LIMITAR A TÃO POUCO. O CÉREBRO HUMANO POSSUI CAPACIDADES INIMAGINÁVEIS, INCALCULÁVEIS E NÃO SERIA EXAGERO DE MINHA PARTE DIZER ISSO.
    VIVEMOS EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO ONDE A VOZ, O DIREITO DE FALAR PUBLICAMENTE NÃO NOS É TIRADO, ENTÃO PRA QUE NOS LIMITARMOS A HIPOCRISIA DE UNS E OUTROS?
    "NÃO VOS DEIXEIS LEVAR"! DISSE O SENHOR DEUS!
    ENTÃO SE É SUA VONTADE PORQUE NÃO FAZER?
    "VÓS COLHEIS O QUE VÓS PLANTOU"
    COLHA O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS DESTA VIDA. SE UM LIVRO HOJE, NOS OFERECE UM APRENDIZADO NOVO, UMA EXPERIÊNCIA NOVA, ENTÃO PORQUE DEIXARMOS DE LÊ-LO?
    NÃO SERIA DEMAGOGIA EU VIR AQUI FIXAR UMA IDÉIA E EXIGIR QUE TODOS OS OUTROS QUE SEGUEM A MESMA RELIGIÃO VÃO PELO MESMO CAMINHO? ISSO É SE LIMITAR, PENSAR PEQUENO, SE AGARRAR AS COISAS QUE FAZEM BEM AOS OUTROS NEM SEMPRE NOS TRARÁ CONFORTO ESPIRITUAL E NEM SEMPRE NOS FARÁ O MESMO BEM E/OU TÃO BEM QUANTO. O CONFORTO ESTÁ EM PRATICAR O BEM. ENTÃO TUDO QUE BEM FIZERES LHE TRARÁ CONFORTO. SE LHE FAZ BEM LER, ENTÃO LEIA ORAS!

    VOLTANDO AO ASSUNTO QUE INTERESSA, O LIVRO.
    BOM, EU LI O LIVRO E GOSTEI. LÓGICO QUE ABSORVI DELE AQUILO QUE "EU" TENHO COMO CERTO E CADA UM DE VCS LEITORES "DEVERIA" LER E TIRAR O MESMO PROVEITO.

    E POR ÚLTIMO, PARA ENCERRAR. GENTE, VAMOS PARAR DE CRITICAR A RELIGIÃO DOS OUTROS. ATÉ PORQUE TODOS SABEMOS QUE NÃO EXISTE ESSA DE "A MINHA RELIGIÃO É MELHOR E/OU MAIS CORRETA QUE A SUA". NO MUNDO EM QUE VIVEMOS EXISTE MUITAS FRAUDES, CHARLATÕES, QUE NOS PASSAM SUAS IDÉIAS E AS PROMOVEM DE MANEIRA "INVIOLÁVEL". MAS CABE A CADA UM DE NÓS A DECISÃO. OK.

    ABRAÇO A TDS!!!

    ResponderExcluir
  40. Vivemos no mundo do irreal onde tudo o que vemos é somente uma sombra imperfeita de uma realidade mais perfeita

    ResponderExcluir
  41. Boa Tarde !!
    Li o livro sou simpatizada com o evangelho, e tenho algum conhecimento de estudo biblico, enfim... e pelo que eu percebi o livro levanta um assunto polemico.. Tanto na Biblia, quanto no livro( as partes que conheço que Deus me perdoe se disser algo contra o certo a palavra de Deus)o que eu entendi é que os dogmas afastam as pessoas do amor incondicional, que Deus ama a todos incondicionalmente, independe do que diz cada religião e tem pessoas (segundo o que eu sei) que pecam julgando o outro, como se fosse Deus em vez de ajudar e amar... Não sou perfeita e por isso não posso dizer o que é certo ou errado, como acredito que nenhum dos meus irmãos em Cristo ou não acima são, como Jesus disse aqueles que queriam atirar pedras em Maria quem nunca pecou atire a primeira pedra, Jesus não veio com nenhuma bandeira, seja ela catolica, evangelica, espirita, enfim..tantas outras que o homem criou com intenção de explicar o que não tem explicação .. o Amor de Deus por seus filhos...

    ResponderExcluir
  42. Mais uma coisa o livro não é espirita... nem evangelico...li uma reportagem do autor que disse que fez o livro a pedido de sua esposa pra dar aos filhos de presente de final de ano.. nesse livro tem a visão do autor sobre Deus, como ele disse ele é um autor por acidente, O AUTOR DIZ QUE O LIVRO ''serviu como um convite para um relacionamento de verdade com Deus'' ... QUEM TIVE INTERESSE PODE ENTRAR NO SITE E CONFERIR!!
    http://artedartes.blogspot.com/2009/01/entrevista-com-o-autor-de-cabana.html

    ResponderExcluir
  43. Estou lendo o livro e minha oração é para que o Espirito Santo me ilumine e me ajude a separar o joio do trigo. Aquilo que não é A Veradade, aquilo que não condiz com o que o Pai nos ensina através da bíbilia não deve penetrar nossos corações. É como a Tv ou a internet, vemos e ouvimos de tudo, mas cabe a nos selecionarmos aquilo que realmente fara diferença nas nossas vidas.
    Entendo que o Pastor não está julgando ninguém e nenhuma religião, pois nos sabemos que quem salva é Cristo e não as religiões. Dessa forma, entendo que qualquer 'religião' que não coloca Jesus como o centro da sua adoração, não está buscando a sua salvação. Ser bom não salva ninguém. Ninguém vai para a Glória do Senhor somente por ser 'bonzinho', não matar e não roubar. Teremos o privilégio de conviver com Deus face a face se o aceitarmos e procurarmos seguir os seus ensinamentos e permitir que Ele viva em nós, assim como viveu em Jesus, tão humano quanto nós.
    Portanto, quem diz que os evangélicos estão julgando, tambem esta fazendo um julgamento desnecessário de algo que nem se quer conhece.

    Que o poder do Espirito Santo, o amor de Deus para conosco e a Graça de Jesus Cristo possam permanecer em nossos corações e nos ajudar a distinguir o certo do errado, o que é do Senhor e o que é enganação. Amém!

    ResponderExcluir
  44. Sou evangélica, li o livro A cabana e posso dizer que vale a pena ler. Me ajudou a olhar diferente pra Deus, a entender mais a União da trindade, o amor( sem questionamentos) de Deus. O que mais me impactou foi Espírito Santo e a Sabedoria. Eu não me preocupei quanto a fato de puxar para o espiritismo, na verdade, chego a pensar que o livro tende a ser espírita. Eu acredito que Deus permite que tenhamos algumas experiências com Ele para o nossa cura e crescimento. O poder de Deus é ilimitado, nossos pensamentos não podem alcança-lo por isso tendemos a limitá-lo. Não sabemos se a história é real ou ficção pois o próprio autor diz não saber se era real ou ficção pois ele escreveu o que um amigo lhe pediu. O livro é ótimo!

    ResponderExcluir
  45. Esse livro é simplesmente lindo!!! AMEEEEEIIIII...

    ResponderExcluir
  46. Nada haver esse titulo "Espiritismo ou Cristão" porquê a religião Espirita também é Cristã pois baseia-se nos ensinamentos de Cristo.

    ResponderExcluir
  47. Bom galera eu comprei esse livro A cabana.....
    bOm me falarão que esse livro é espirita...será que tem algum problema se eu ler...
    pq eu era da igreja e sou conhecedora da palavra de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é espírita, thaiana prado! O livro não trata de nenhuma religião e pelo jeito o autor não sei se frequentava uma igreja católica ou evangélica! Ele é apenas cristão! Affffffffffff! Como esse povo taxa os espíritas!!!

      Excluir
  48. olha galera vou dizer um seguinte tomara que leiam até o final:

    Não sei se A Cabana é espiritismo ou cristianismo e nem desejo saber.O fato é que eu nunca li livro melhor ( quem leu sabe).Esse livro mudou minha vida.
    Estou na adolecencia onde tudo pode acontecer,sentimentos mudam, ficamos confusos e muitas vezes nos afastamo de Deus ( o qu aconteceu comigo)
    Eu li e cheguei a conclusão atravez desse livro recuperei minha confiança em Deus, aprendi junto co Mack e hoje sou mais feliz estou mais leve e não fico chorando sem saber pq coisa que a pouco tem eu fazia sempre na hora de dormir
    Quem leu e foi tocado sabe a maravilha que é. O livro não é a visão exata de deus mais sim a opinião do autor sobre ela quem com o dedo de Deus fez com q ele colocasse palavras sabias e tocasse eu e tantas outras pessoas.
    OBRIGADA

    ResponderExcluir