quarta-feira, 2 de junho de 2010

CARTA ABERTA - MULHERES PEDEM FIM DO CELIBATO PARA PADRES



Carta de mulheres de padres pede fim de celibato ao Vaticano.

Um grupo de mulheres que tiveram ou ainda têm relacionamento com padres católicos, divulgaram uma carta aberta que enviaram ao Vaticano, pedindo a Bento XVI o fim do celibato para padres.

Cerca de 40 mulheres italianas formam o grupo. Elas se conheceram e se comunicam pela internet, dividindo experiências e orientações, mas a maioria prefere manter a identidade sob sigilo.

Representando o grupo, 10 mulheres escreveram a carta, pedindo que torne opcional o celibato. Apenas três destas assinaram: Antonella Carisio, Maria Grazia Filipucci e Stefania Salomone.

"Estamos acostumadas a viver de forma anônima [...] vivemos diariamente o medo e as inseguranças dos nossos homens, suprindo suas carências afetivas e sofrendo as consequências da obrigação do celibato", trecho da carta enviada a imprensa italiana.

Casos de relacionamento com padres é bastante comum, segundo Stefania Salomone, os superiores não se interessam em impedir que padres se encontrem com mulheres ou homens, desde que não seja divulgado e quando ocorre de vir a púlico eles são transferidos.

O grupo tem apoio de movimentos que defendem o fim do celibato, como a associação dos padres casados e o movimento internacional "Nós somos Igreja".

Fonte: http://www.pop.com.br/popnews/noticias/mundo/351272-Carta_de_mulheres_de_padres_pede_fim_de_celibato_ao_Vaticano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário