sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

QUEM DÁ ORDEM AOS ANJOS



Esta pergunta foi feita na Escola Bíblica de Obreiros em Paranaguá/PR.

Primeiro é importante entender o caráter dos anjos. Caráter é um conjunto de qualidades que distinguem, ou seja, que diferenciam. Trata-se da formação moral, da índole. É importante notar que os anjos são dotados de personalidade, e, isso fica evidenciado, por exemplo, em Lc 15.10 quando suas emoções são manifestadas: “Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.”

Este caráter, esta índole é verificada nos anjos da seguinte maneira: na sua obediência, na sua reverência, na sua santidade e na sua mansidão. Em relação à obediência destes seres, entende-se o verbo “obedecer” com origem no latim “oboedire” com o significado de “ouvir alguém”, “dar crédito”, “crer”. Na obediência há submissão à vontade de alguém. Os anjos obedecem em quem eles crêem, ou seja, o próprio Deus. Não se trata de servidão, mas de crédito à palavra e vontade divina.

Eles obedecem ordens divinas e não as questionam. 1Pe 3.20: “O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.”

O salmo 103.20 expressa à obediência destes seres: “Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra.”

Gaby, Eliel. Anjos Bons e Anjos Maus - O que a Bíblia diz sobre eles.

Nenhum personagem bíblico exerceu autoridade e domínio sobre os anjos, ou deu alguma ordem, nem mesmo Jesus (como homem), conforme Mt 26.53,54.
Pela escritura somente Deus tem autoridade sobre os seu anjos e não a estende para mais ninguém, conforme Sl 91.11 e Hb 1.14.
Só temos autoridade, pelo nome de Jesus, sobre demônios ou anjos maus.
O homem não saberia como dar ordem aos anjos, por isso não lhe foi dada essa capacidade. Não temos autoridade para afrontar demônios. A Palavra nos diz para resistí-los e eles fugirão.


Fonte: Paul Gardner. Quem é quem na Bíblia. Editora Vida

Deus ordena aos anjos vigiarem cuidadosamente a vida e o interesse dos fiéis.
(1) Eles observam especialmente todos que buscam continuamente habitar na presença de Deus, e protegem o corpo, alma e espírito desses crentes.
(2) Sua proteção inclui todas as situações da vida. Não há limite aí, enquanto andarmos à sombra do Onipotente. Os anjos nos sustêm em meio as nossas aflições (Sl 91.12) e nos amparam quando enfrentamos os inimigos espirituais.


Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal

Um comentário:

  1. Paz do Senhor irmão Eliel. Seu blog encontra-se em minha lista de favoritos "blog que eu recomendo".

    Se desejar adicionar-me em sua lista de favoritos, ficarei muito feliz.
    Deus o abenço ricamente.
    http//:juarez-shalomadonai.blogspot.com

    ResponderExcluir