sexta-feira, 17 de julho de 2009
C. FINNEY E SUAS TÉCNICAS DE PREGAÇÃO PARA QUE NINGUÉM PUDESSE SER SALVO
Longe de ser parecido com os "Astros de Cristo" da atualidade, Finney era até "assustador" na sua aparência. Não andava com ternos listrados e nem usava sapatos de coro de jacaré. Não tinha o hábito de usar uma toalinha com o seu nome bordado (falando nisso, quem foi o sujeito que inventou esse negócio de toalinha bordada?) e não chegava só no horário de pregar no culto.
Tinha paixão pelas almas, e não pelo que as almas poderiam dar à ele. Prosperidade era sinônimo de salvação.
O texto de Finney é antigo, mas sua aplicação é surpreendente para os dias de hoje.
Fonte do texto abaixo: http://abracodedeus.blogspot.com
O famoso pregador Charles Finney ensinava seus alunos sobre técnicas de pregação para que ninguém pudesse ser salvo. Se você não quer ver pessoas salvas, use as dicas abaixo.
1. Que sua motivação para pregar seja a sua popularidade e não a salvação das pessoas.
2. Procure agradar a sua congregação, mantendo diante dela uma boa reputação em vez de agradar a Deus.
3. Pregue sobre coisas que o povo gosta, sobre temas sensacionais que atraiam as pessoas, e evite pregar a essência da doutrina da salvação.
4. Seja discreto na hora de denunciar o pecado, e nem mencione os pecados que assolam sua congregação.
5. Pregue apenas sobre o amor e as virtudes da glória celestial, e não mencione sobre os perigos do pecado.
6. Reprove os pecados dos que não estão no culto, e faça com os que estão nos cultos sintam-se bem consigo mesmos, para que seu sermão lhes agrade e não deixem o culto com seus sentimentos machucados.
7. Dê a entender aos crentes mundanos, membros da igreja de que Deus é bom demais para mandá-los pro inferno, se é que este existe.
8. Pregue sobre a fraternidade universal de Deus e a fraternidade dos homens e não fale a respeito da necessidade de um novo nascimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oima postagem! gostaria da sua permissao para copiar e colocar no meu projeto de blog chamado EXEJEGUES!!!
ResponderExcluirPrezamado ev. Eliel Gaby,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Bom, podermos ler este texto, que com certeza, irrita aos "apóstolos" da atualidade, e nos enche o coração da instrumentalidade deste que, foi de verdade, motivo de honra ao Senhor Jesus Cristo, e assim, nos deu o exemplo da postura de um verdadeiro servo de Deus.
Que possamos sempre refletir em nossas vidas, o como proceder sempre, com a dedicação basada no Vigiar e Orar. Sempre.
O Senhor seja contigo!
pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Incrivo! Cumé que esse home há tantos anos falou do que ia acontecer hoje pelo inverso. se esse barbudo cum cara de nerótico viesse pregar aqui na nossa cungregação, os irmão que gosta de falar de roupa, barba e etc, e aqueles outros que gosta de pregador muderno ia correr cum ele do pulpito. Ainda bem que a Bíblia diz que Deus num olha pra aparencia dos home.
ResponderExcluirPrezado EV. Eliel Gaby,parabéns por escrever como quem acende uma lâmpada na mente e uma chama no coração dos teus leitores.Encontrei aqui o necessário equilíbrio de zelo e entendimento,tenho certeza que teus textos conferem a lucidez que tanto precisamos para sustentarmos nossas convicções.
ResponderExcluirDestaco deste post a citação da bizarra indumentária dos "pregadors artistas", me envergonho do quanto o grotesco tem sido ostentado, e imitado, em todos os lugares desse Brasil, especialmente pelos jovens obreiros que adotam as referidas aberrações como modelo.
Deus o abençoe sempre!
Tive a oportunidade de conhecê-lo à distancia quando congreguei-me na central de Curitiba, agora moro em Rondônia com minha família,e sirvo ao Senhor na IEAD de Cacoal, presidida pelo pastor Nelson Luchtenberg.
Abraços aos irmãos Curitibanos!