quarta-feira, 25 de março de 2009

O QUE TEM OS ANJOS, A VER COM O USO DO VÉU NA IGREJA DE CORINTO - 1Co 11.10


“Por esta razão, e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade” (1Co 11.10).
A resposta está ligada a um aspecto da situação histórica específica da igreja de Corinto no século I, que nós desconhecemos. Havia uma idéia estranha na época de Paulo de que Gn 6.1,2 se referia a anjos que se deixaram atrair pelos encantos femininos (uma tradição rabínica acrescenta que foram os longos cabelos das mulheres que tentaram os anjos). A falta de decoro e propriedade por parte das mulheres na igreja de Corinto poderia novamente provoca-los.
O mais provável é que Paulo se refira a outro conceito corrente que os anjos bons eram guardiões do culto divino, o que exigiria decoro e propriedade por parte de todos os adoradores. Este conceito se encaixa perfeitamente no ensino do Novo Testamento de que os anjos observam e acompanham o desenvolvimento do evangelho no mundo (Ef 3.10; 1Tm 5.12; 1Pe 1.12; Hb 1.14).

Um comentário:

  1. Olá pastor Eliel, aqui quem fala é Camila da Revista CanaãNews. Entrevistei você no acampamento de jovens no carnaval. Estou deixando este comentário aqui porque no momento esta é minha única forma de contato. PRECISO DE FOTOS SUAS PARA COLOCAR NA MATÉRIA. Tentei entrar encontrar o Júnior para que ele pudesse me passar algumas, mas vai ser difícil, devido a correria do casamento. Será que poderia entrar em contato comigo? camila@canaanews.com.br. Se puder mandar as duas fotos com urgência eu agradeceria.

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir