domingo, 19 de abril de 2009

NEM SEMPRE DEUS QUER O MELHOR



O texto abaixo, de autoria de Aninha Chaves, publicado em www.irmaos.com, leva-nos em uma reflexão importante sobre o que realmente é importante para Deus. O texto esclarece que aquilo que julgamos ser o melhor, muitas vezes não o é para Deus.

"Tenho ouvido de muitos cristãos que para Deus nós devemos dar o melhor. Mas como posso relacionar os padrões de Deus do que é ruim, bom ou melhor com os meus padrões? E se há uma forma de fazer isso, seria adequado fazê-lo?
Creio que as pessoas usam essa expressão para dizer que devemos fazer todo o esforço possível na realização de uma obra no Reino de Deus. Todas as nossas potencialidades e dedicação devem ser canalizadas para o serviço cristão. Mas o meu melhor nem sempre é o que Deus quer. Às vezes Ele até requer muito menos do que chamo de “melhor”. Essa idéia eu formei lendo I Samuel 15.

Nesse relato bíblico o Rei Saul recebe de Deus uma incumbência: “Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem ao Senhor a destruição de tudo o que lhes pertence. Não os poupem, matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos” (v. 3). Apesar de cruel, imagino que não parecia uma ordem muito difícil de se cumprir aos olhos de um rei. Saul deveria ter pensado: “Está bem! Deus mandou, amanhã vou lá e faço”.

Mas o dia chegou e Saul resolveu mudar ligeiramente os planos. Saul poupou da destruição o rei Agague e tudo o que a terra tinha de melhor (v. 9), mas o que era desprezível ele destruiu. Saul poupou as melhores ovelhas e bois para oferecer em sacrifício a Deus (v. 21). Olha só que honrado da parte dele!!! Ele não ia ficar com uma ovelhinha sequer para ele, entregaria tudo a Deus. Além de se arriscar na guerra, ainda trouxe o melhor que encontrou lá para Deus.

Ops...esquecemos de um pequeno detalhe – Deus não pediu as melhores ovelhas, nem os melhores bois, nem o rei Agague. Ele pediu destruição. Essa era a ordem. Mas Saul não entendeu sua missão (v. 20). A idéia que ele tinha do que ia agradar a Deus na verdade O ofendeu profundamente.
Inútil é tentar impressionar a Deus! Ele não se importa com o que você acha que é o melhor, com o que você acha que vai agradá-lo. Ele já disse na Sua Palavra o que lhe agradaria, obedecê-la é a melhor forma de agradá-lo; porém, se a desobedecermos, pecamos, mesmo que a desobediência traga consigo ofertas a Deus. Afinal, Ele não quer só a oferta, ele quer a obediência, porque a oferta parte das mãos, mas a obediência vem do coração. O melhor para Deus é que você deixe de lado o que você chama de bom e simplesmente se renda à missão que Ele lhe deu.

Se foi mesmo Deus que enviou você para uma missão, vá e faça com a certeza que estará fazendo o melhor! O que Ele chama de melhor!
“Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça a Sua palavra?” (I Sm 15:22a)".

3 comentários:

  1. Muito obrigado pela visita, amado Pastor.
    Que Deus continue te abençoando.
    Alessandro Cristian

    ResponderExcluir
  2. Bom postagem meu amigo!.

    Me fez parar para refletir.

    Vá nesta tua força!

    Forte abraço do Mano Ivan Tadeu

    ResponderExcluir
  3. Prezado Pr. Eliel,

    Saudações fraternais!

    A publicação de textos maravilhosos como este permite uma globalização de informações e uma rica complementação espiritual.

    Que Deus nos dê sabedoria para obedecer acima de todas as coisas, independentemente de nossos padrões e formas de adoração.

    Que Deus continue te abençoando!

    Pr. Luciano.

    ResponderExcluir