quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

POR QUE JESUS FOI BATIZADO AOS 30 ANOS DE IDADE?



A Bíblia não nos explica o motivo pelo qual Jesus se batizou por volta dos 30 anos de idade, mas podemos fazer algumas suposições que explicam o motivo.

É preciso ressaltar que o batismo ao qual o Senhor Jesus se submeteu não é o batismo cristão instituído por Ele mesmo e sim o batismo de João. O batismo de João era a manifestação pública do indivíduo que reconhecia a sua necessidade de arrependimento para assim receber a remissão dos pecados. Então, obviamente, vem a pergunta: pra que Jesus se submeteu ao batismo de João se Ele não tinha pecado nenhum? Ele mesmo nos responde: “cumprir toda a justiça de Deus” (Mt 3:15).

Ao ser batizado por João identificou-se com os pecadores que Ele veio para salvar. Ou seja, ele não se batizou para admitir que precisasse arrepender-se, pois nunca havia cometido pecado (em toda sua vida jamais cometeu algum pecado).

Feita esta observações que julguei pertinentes ao assunto, passemos as suposições pelas quais ele batizou-se em idade adulta. É notável o fato que o batismo de Jesus marca o início do seu ministério. Após o batismo ele foi tentado por Satanás e logo após obter vitória sobre a tentação começa sua atividade ministerial.

De acordo com alguns estudiosos, ou pelo menos uma das causas, para o início do ministério “tardio” de Jesus pode ter sido pelo fato do judeu daquela época só atingir a maioridade aos 30 anos. Assim sendo, ele só teria credibilidade como um mestre após a maioridade. Outra possibilidade é a de que José, o esposo de Maria, tenha falecido e Jesus, como o filho primogênito, tivesse ficado com a responsabilidade de cuidar dos seus quatro meio-irmãos e das suas, pelo menos duas, meio-irmãs (Mt 13:55,56).

Contudo, o batismo cristão, este sim instituído por Jesus, deve ser ministrado somente ao que recebe a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida. Para aquele que entrega sua vida a Ele confiando somente na Sua obra para a salvação do fogo eterno. Podemos ver, pelos motivos expostos acima, que o fato do Senhor Jesus ter sido batizado aos 30 anos não deve ser usado como desculpa para que pessoas que o receberam como Salvador e Senhor fiquem adiando o testemunho público que deve ser dado através do batismo.

Sinceramente eu não consigo entender pessoas que já creram e ficam anos na igreja sem obedecer a ordenança do batismo. O batismo é o passo inicial para tornar público a identificação com Cristo e, na maioria das igrejas cristãs, é a declaração consciente de que a partir deste ato o crente está se ligando oficialmente a igreja local. Ou seja, o passo do batismo deveria ser o resultado natural daquele que recebe a Jesus como único e suficiente Salvador. Qualquer coisa menos que isso é desobediência.

Fonte: Jabesmar Guimarães
www.irmaos.com/consultorio/index.php?id=613

3 comentários:

  1. talvez haja um equivoco em relação ao batismo de jesus,pois como era apresentado no tabernaculo,o bode emissario que levava todos os pecados do povo e era levado por uma pessoa ate ao deserto,assim foi jesus levado pelo espirito santo para ser tentado.parese-me ter havido o mesmo ritual,uma transferencia dos pecados da humanidade.....(agradece:pr.fco lima

    ResponderExcluir
  2. Caro Francisco, o equívoco talvez seja outro, porque não existe ritual de transferência de pecado feito por jesus, e sim a MORTE Dele para PERDOAR os pecados daqueles que crêem e creram Nele e resgatar aquilo que se havia perdido, a ligação entre Deus e o Homem. E isso não se deu no deserto e sim na CRUZ

    ResponderExcluir
  3. Adorei as idéias e realmente me clareou bastante a idéia do que foi esse batismo na vida de Jesus.Parabéns e obrigada..

    ResponderExcluir