quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

POR QUE JESUS FOI BATIZADO AOS 30 ANOS DE IDADE?



A Bíblia não nos explica o motivo pelo qual Jesus se batizou por volta dos 30 anos de idade, mas podemos fazer algumas suposições que explicam o motivo.

É preciso ressaltar que o batismo ao qual o Senhor Jesus se submeteu não é o batismo cristão instituído por Ele mesmo e sim o batismo de João. O batismo de João era a manifestação pública do indivíduo que reconhecia a sua necessidade de arrependimento para assim receber a remissão dos pecados. Então, obviamente, vem a pergunta: pra que Jesus se submeteu ao batismo de João se Ele não tinha pecado nenhum? Ele mesmo nos responde: “cumprir toda a justiça de Deus” (Mt 3:15).

Ao ser batizado por João identificou-se com os pecadores que Ele veio para salvar. Ou seja, ele não se batizou para admitir que precisasse arrepender-se, pois nunca havia cometido pecado (em toda sua vida jamais cometeu algum pecado).

Feita esta observações que julguei pertinentes ao assunto, passemos as suposições pelas quais ele batizou-se em idade adulta. É notável o fato que o batismo de Jesus marca o início do seu ministério. Após o batismo ele foi tentado por Satanás e logo após obter vitória sobre a tentação começa sua atividade ministerial.

De acordo com alguns estudiosos, ou pelo menos uma das causas, para o início do ministério “tardio” de Jesus pode ter sido pelo fato do judeu daquela época só atingir a maioridade aos 30 anos. Assim sendo, ele só teria credibilidade como um mestre após a maioridade. Outra possibilidade é a de que José, o esposo de Maria, tenha falecido e Jesus, como o filho primogênito, tivesse ficado com a responsabilidade de cuidar dos seus quatro meio-irmãos e das suas, pelo menos duas, meio-irmãs (Mt 13:55,56).

Contudo, o batismo cristão, este sim instituído por Jesus, deve ser ministrado somente ao que recebe a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida. Para aquele que entrega sua vida a Ele confiando somente na Sua obra para a salvação do fogo eterno. Podemos ver, pelos motivos expostos acima, que o fato do Senhor Jesus ter sido batizado aos 30 anos não deve ser usado como desculpa para que pessoas que o receberam como Salvador e Senhor fiquem adiando o testemunho público que deve ser dado através do batismo.

Sinceramente eu não consigo entender pessoas que já creram e ficam anos na igreja sem obedecer a ordenança do batismo. O batismo é o passo inicial para tornar público a identificação com Cristo e, na maioria das igrejas cristãs, é a declaração consciente de que a partir deste ato o crente está se ligando oficialmente a igreja local. Ou seja, o passo do batismo deveria ser o resultado natural daquele que recebe a Jesus como único e suficiente Salvador. Qualquer coisa menos que isso é desobediência.

Fonte: Jabesmar Guimarães
www.irmaos.com/consultorio/index.php?id=613

8 comentários:

  1. talvez haja um equivoco em relação ao batismo de jesus,pois como era apresentado no tabernaculo,o bode emissario que levava todos os pecados do povo e era levado por uma pessoa ate ao deserto,assim foi jesus levado pelo espirito santo para ser tentado.parese-me ter havido o mesmo ritual,uma transferencia dos pecados da humanidade.....(agradece:pr.fco lima

    ResponderExcluir
  2. Caro Francisco, o equívoco talvez seja outro, porque não existe ritual de transferência de pecado feito por jesus, e sim a MORTE Dele para PERDOAR os pecados daqueles que crêem e creram Nele e resgatar aquilo que se havia perdido, a ligação entre Deus e o Homem. E isso não se deu no deserto e sim na CRUZ

    ResponderExcluir
  3. Adorei as idéias e realmente me clareou bastante a idéia do que foi esse batismo na vida de Jesus.Parabéns e obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do contesto sobre o Batismo, pois o Batismo é a perfeita demonstração da pessoa que ele está aceitando de coração o senhor Jesus com seu salvador e senhor. E depois que a pessoa se batiza, é só pensar custe o que custar vou cumprir o meu BATISMO, pois seguir a Jesus e ser feliz por toda vida. Alicio silva 29 de setembro de 2015.

      Excluir
  4. No que diz que Jesus tinha meio irmãos... Maria foi uma mulher pura, ou seja virgem. Não teve relação sexual com homem nenhum. Deus é pai de todos nós, e nós como filhos somos irmãos uns aos outros. Você é irmão de seu vizinho, primo, uma pessoa lá da China, ou seja, filhos de Deus.Jesus não teve "meio irmãos"

    ResponderExcluir
  5. Por isso devemos amar uns aos outros. Assim como Jesus amor todos nós.

    ResponderExcluir
  6. porque se diz que o seu ministério começou aos 30 anos,por causa que ele foi batizado aos 30 anos?mas ele quando criança já pregava,defendia as coisas do PAI ETC...

    ResponderExcluir