quarta-feira, 14 de março de 2012

O valor das pequenas coisas



É de causar admiração como a Bíblia enfatiza com tanta precisão e como ela dá importância às coisas pequenas. Davi venceu o gigante Golias com uma pequena pedra, Sansão matou mil filisteus com uma queixada de jumento, Esaú vendeu o seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas, Jesus nasceu numa pequena aldeia de Belém, as pequenas raposas são responsáveis pela destruição de uma videira, Jesus disse que a fé como um grão de mostarda cuja semente é muito miúda pode remover montanhas. A grandeza não está no tamanho de algo, mas na potencialidade de algo.

Em Zacarias 4.10, o Senhor perguntou ao profeta: “Quem despreza o dia das coisas pequenas”? Esta passagem descreve que algumas pessoas consideravam a obra que estava sendo edificada sem importância, ou seja, insignificante. Desconsideravam estes que este trabalho era abençoado por Deus, tendo valor e importância eternos.

Davi, no Salmo 37.16 disse: “Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios”. Esta afirmação indica que a benção de Deus sobre o pouco produz contentamento e alegria, tornando a adversidade em paz devido à benção divina.

O texto bíblico de Gênesis 48.17-19, demonstra que mesmo sendo menor, a tribo de Efraim tornou-se maior em número, poder e dignidade. Donald C. Stamps, no comentário desta passagem na Bíblia de Estudo Pentecostal, mostra que em diversas ocasiões na história do Antigo Testamento, Deus escolheu o filho mais novo em vez do mais velho:

a) Gn 21.12 – Escolheu Isaque em vez de Ismael.
b) Gn 25.23 – Escolheu Jacó em vez de Esaú.
c) Gn 48.14-20 – Escolheu Efraim em vez de Manassés.
d) Gn 48.21,22; 49.3,4 – Escolheu José em vez de Rúben.
e) Jz 6.11-16 – Escolheu Gideão em vez dos irmãos dele.
f) 1Sm 16 – Escolheu Davi em vez dos irmãos dele.

Stamps afirma que “isto evidencia o fato de que ter primazia entre os seres humanos não significa ter primazia com Deus, pois Ele escolhe as pessoas à base da sinceridade, pureza e amor, e não da sua posição familiar”.

No evangelho segundo Mateus 20.25-28, Jesus definiu quem é considerado o maior no reino dos céus: “.. mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, ou escravo bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos”.

Jesus estava ensinando que aos olhos humanos aqueles que exercem autoridade ou possuem domínio são considerados mais importantes, grandes ou maiorais. Ele ensinou que no seu reino a grandeza não é medida pelo domínio exercido sobre outrem, mas pelo serviço que um dedica ao outro.

No evangelho segundo Mateus 18.1-4, os discípulos indagaram Jesus, demonstrando que tinham interesse em saber quem ocupava uma posição de maior destaque no Reino de Deus. Jesus, chamando uma criança para perto de si, respondeu: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus”.

É preciso que nós, servos de Deus, nos esvaziemos de todo sentimento de presunção e de ambição pessoal para que possamos servir a Deus com integridade, pois nosso próprio Deus chegou a lavar os pés dos seus discípulos, mostrando explicitamente que veio para servir e não para ser servido.

Fonte: Quando os pequenos tornam-se gigantes: A ação de Deus nas pequenas coisas - Eliel Gaby

Nenhum comentário:

Postar um comentário