quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CABALA - O PERIGO DO OCULTISMO


O que é a cabala? Essa seita realmente agrada o coração de Deus? O que fazer para não ser vítima desse tipo de filosofia de vida?

O termo vem do hebraico kabalah, e quer dizer "recebimento", "aceitação". A Cabala surgiu no século 200 a.C. como uma doutrina teológica, filosófica e metafísica dos hebreus que era transmitida de geração em geração. O vocábulo na língua portuguesa derivou de qabbalah, palavra que os árabes introduziram na Península Ibérica no século XIII e que já por essa época havia adquirido uma conotação diversa passando a referir-se à interpretação dos textos do Antigo Testamento.

A Cabala foi sempre cercada de muito mistério e até mesmo superstição porque se utilizava de preceitos e especulações místicas e esotéricas como forma de obter uma compreensão mais acurada a respeito da natureza de Deus, do Universo, e do próprio homem. Os cabalistas encontravam na abundância de metáforas, alegorias e símbolos presentes nos escritos antigo-testamentários um campo fértil para as interpretações que visavam revelar seus significados ocultos.

Dois livros, o Sefer Ietzirah, o Livro da Criação, e o Sefer ha Zohar, são o baluarte da doutrina cabalista e representam, respectivamente cada uma das duas partes principais em que se divide essa doutrina.

A primeira relaciona-se com o princípio de todas as coisas, com a gênese, buscando uma explicação simbólica para a criação. Já no Zohar, "luz", "resplendor", encontrava-se um sistema teológico e metafísico que buscava esclarecer a exata essência de Deus, definindo com isso o processo pelo qual Ele havia formado o universo. Com isso, os cabalistas julgavam também chegar a antecipar o futuro da alma humana.

Os cabalistas por volta do século III, quando foi escrito o Sefer Ietzirah, já se preocupavam com a manipulação das 22 letras e dos 10 algarismos formando 32 caminhos em direção à sabedoria, e aos quais atribuíam papel indispensável às suas especulações místico-filosóficas que contribuíram para a instituição da cabala prática. Esta, muitas vezes lançou mão da magia, nas interpretações numéricas e gramaticais resultados práticos que pudessem contribuir para os problemas cotidianos das comunidades judaicas.

O que a bíblia nos fala a respeito da cabala e do ocultismo?

A bíblia nos alerta a respeito dos enganos como os do kaballah. Ela nos adverte contra o envolvimento com o ocultismo(coisas secretas, escondidas). A Cabala, que tem sua origem no movimento místico judaico, é puro ocultismo, do qual devemos nos distanciar. Os profetas judeus nos alertaram sobre essas práticas e suas consequências. Portanto, a Cabala tem sua origem no judaísmo afastado do fundamento bíblico. Deus nos exorta através do profeta Isaías: "Quando vos disserem consultai os necromantes e os advinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultareis os mortos? À Lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta, maneira, jamais verão a alva. Passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, quando tiverem fome, enfurecendo-se, amaldiçoarão o seu rei e ao seu Deus, olhando para cima. Olharão para a terra, e eis aí a angústia, escuridão e sombras de ansiedade, e serão lançados para densas trevas"(Is 8:19-22). Os "chilreios e murmúrios" mencionados por Isaías são com ocultismo transformam-se no oposto do que eram, tornando-se blasfemas e amaldiçoando o Deus verdadeiro, Sua Palavra e o Cristianismo.

"...e eis aí a angústia...": os que buscam o ocultismo não recebem ajuda real -geralmente acontece o contrário: muitas coisas pioram, relacionamentos se rompem e, como resultado, deixam feridas emocionais e dramáticos transtornos de personalidade.

"...escuridão e sombras da ansiedade...": é comum que pessoas envolvidas em práticas ocultas fiquem literalmente dementes. Ao invés de obterem liberdade, seu medo aumenta. Seu sono é perturbado e elas sofrem de depressão, que pode levar a pensamentos suicidas.

"... e serão lançados para densas trevas": no ocultismo não há perspectiva da eternidade. Quem lida com coisas ocultas entra em uma situação de desesperança e perdição, de prisão e escuridão espiritual, e a vida fica sem luz.

A Cabala é uma tentativa insensata de encontrar plenitude sem ter um verdadeiro relacionamento com deus. Todas as ambições terrenas e todos os alvos meramente humanos produzem apenas o vazio quando não tem o Senhor da Vida como fundamento. É uma ilusão pagã das mais primitivas acreditar que uma fita vermelha pode afastar mau olhado ou que pedras e cristais podem transmitir energias cósmicas.

A única forma de ter uma vida plena é vivê-la em comunhão com Deus. Através de seu Filho Jesus Cristo. Qualquer outra maneira de viver e crer é frustrante e sem sentido. Somente Jesus é a Luz do mundo! Onde Ele entra, a escuridão desaparece e o coração se enche de luz. Por isso o próprio Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; mas terá a Luz da vida"(Jo 8:12).

Ocultismo de qualquer espécie aprisiona e domina as pessoas, acabando com a sua liberdade. O Evangelho de Jesus, porém, liberta e nos faz respirar aliviados.

Talvez você também lhe dou com coisas ocultas, com adivinhações, acreditou no poder dos cristais, foi adepto da astrologia, do tarô, da vidência, esoterismo, xamanismo ou em outras práticas ou religiões ocultas. Agora, você chegou a uma conclusão de que não foi ajudado por elas e que, ao contrário, sua vida ficou muito escura e sua situação deixa muito a desejar.

Ao invés de tranqüilidade, aconteceu o inverso. Isso não precisa continuar assim! Jesus lhe oferece ajuda divina. Ele perdoa todos os seus pecados e purifica de toda injustiça(I Jo 1:9). Ele liberta das amarras(Jo 8:36) e nos dá uma nova vida, a vida eterna em Cristo Jesus(Jo 10:28). A única coisa que você precisa fazer é dar meia-volta em sua vida, tirando dela todo o ocultismo e confessando a Jesus todos os seus pecados, aceitando-O como a Luz do mundo e a Luz para seu coração em trevas e para sua vida na escuridão! Livre-se imediatamente também de todos os objetos que têm alguma relação com o ocultismo (como pulseirinhas e amuletos), de livros e de toda e qualquer prática ocultista(veja At 19:18-190! O Senhor lhe dará coragem para fazer isso, pois certamente Ele dá graça aos que são humildes de coração.

Fonte de pesquisa: Site Gomorra.com
Revista Chamada da Meia-noite
Noberth Lieth

8 comentários:

  1. Esse post foi um prosélito? Quem realmente estudou algum tipo de ciência oculta da risada desse texto pois falta assunto e muita coisa foi criada e sem falar que esta tudo errado. Sou um ocultista e leio o evangelho e creio em Jesus. Que visão deturpada criada contra os ocultistas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vinícius, obrigado por visitar este blog. Como você percebe este blog não publica só elogio, mas publica o contraditório. Sua "risada" é importante para discussão do tema. É claro que como estudioso da religião você respeita a interpretação que se dá sobre um ensinamento. Por que tanta igreja? Por que tantas religiões? A resposta chama-se "interpretação"! Você discorda de nosso pensamento e nós do seu, porém isso não nos dá o direito de desrespeitá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Cabala hum palavra de deus ta no livro sagrado

    ResponderExcluir
  4. Bom... o que tem a ver ler o evangelho e crer (no sentido acreditar) em Jesus? Quem disse que satanistas não lêem o evangelho? Pelo contrário, sabem muito mais do que muitos cristãos. E satanistas também acreditam em Jesus. Até o ser mais "poderoso" das trevas acredita. Até aí não quer dizer nada. Agora uma coisa é certa: o Cristianismo é muito mais que apenas ler o evangelho e acreditar em Jesus. O Cristianismo é seguir os ensinamentos de Jesus, seguir o livro sagrado, seguir a bíblia. Viver o que está escrito. O que é muito diferente de conhecer o que está escrito e acreditar em Jesus.

    Eu até poderia dizer que eu "ri da visão limitada" do colega aí em cima. Mas como cristã e conhecedora da palavra, ao invés de rir, me sensibilizo, e peço a Deus, misericórdia!

    ResponderExcluir
  5. sou um estudante de cabalá e não vejo ocultismo nenhum,pelo contrario,aprendi muito a respeito da bíblia depois que conheci a cabalá,eles não são fanáticos que interpretam a bíblia como lhe convém e nem ficam atribuindo tudo a Deus ou ao Diabo como fazem a maioria das igrejas que se dizem cristãs,mas sim aos próprios atos que cometemos,fora que para entender e falar sobre cabalá tem que ter conhecimento da tradição judaica segundo a qual,a cabalá foi dada a Moisés no monte sinai e o sefer ietzrah foi escrito pelo patriarca Abraão,e quanto a pulseira vermelha amigo,ela não é um amuleto mas tem a ver com as sefirot da arvore da vida e as suas cores.

    ResponderExcluir
  6. sou um estudante de cabalá e não vejo ocultismo nenhum,pelo contrario,aprendi muito a respeito da bíblia depois que conheci a cabalá,eles não são fanáticos que interpretam a bíblia como lhe convém e nem ficam atribuindo tudo a Deus ou ao Diabo como fazem a maioria das igrejas que se dizem cristãs,mas sim aos próprios atos que cometemos,fora que para entender e falar sobre cabalá tem que ter conhecimento da tradição judaica segundo a qual,a cabalá foi dada a Moisés no monte sinai e o sefer ietzrah foi escrito pelo patriarca Abraão,e quanto a pulseira vermelha amigo,ela não é um amuleto mas tem a ver com as sefirot da arvore da vida e as suas cores.

    ResponderExcluir
  7. Eu as vezes me pergunto onde algumas pessoas encontram tanto conhecimento para falar mal das religiões e crenças alheias, quando, a verdade, são pessoas que somente conhecem (alguns muito mal) a sua própria religião. É muito fácil falar do que não se conhece e fazer com que outros, igualmente desconhecedores, aplaudam e até mesmo formem comunidades de adeptos crédulos em uma única verdade: toda unanimidade é burra ! Como estudioso, sacerdote e teólogo (na minha religião), a única coisa que vejo na grande maioria dos que se dizem "evangélicos" e até mesmo nos "católicos" é o exercício inquestionável da INTOLERÂNCIA. Quando um dia, um único me mostrar na bíblia o nome da religião que Deus criou, certamente eu vou conhecê-la melhor; mas por enquanto, prefiro acreditar nas "obras caridosas que servem a Deus GRATUITAMENTE e não cobram nem esmolas, nem dízimos, nem doações". Servir a Deus, é "se doar" e não "jogar palávras ao vento, professar verdades incontestaveis, mas ao final passar a sacolinha e recolher centenas de milhares de dinheiro que vão pagar a vida régea que muitos ditos homens profetas de Deus, vivem". Temei, falsos profetas, porque seus reinados na terra é temporário e, no juizo final conhecereis o verdadeiro inferno: o vosso destino ! Estudem as regilião alheia, conheça e respeite; conhecereis a verdade, então, e ela vos libertará, inclusive, libertará da sua própria ignorância, intolerância e maldade.

    ResponderExcluir
  8. Eu vim procurar se cabala é algo satânico, li o texto e tudo bem entendi o que quis dizer cabala não é religião é satanismo, ai eu leio os comentários e vem as pessoas dizendo que não tem nada haver com satanismo. EU ESTOU CONFUSA

    ResponderExcluir