domingo, 13 de setembro de 2009

INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DA MENSAGEM BÍBLICA



O acróstico do Salmo 119 e a mensagem espiritual para o homem

1) Álefe (Salmo 119.1-8) – A Bênção em Guardar a Lei

Os versículos introdutórios ditam o tom de todo o poema. “Felizes são os irrepreensíveis”, “os perfeitos, retos, sem culpa”, que andam na lei do Senhor.

- Aqueles que seguem os princípios da ação que a sua Palavra estabelece e que o buscam de todo o coração:

a) são verdadeiramente abençoados;
b) andam em seus caminhos;
c) são dirigidos por Deus
O Salmista mostra que está confiante em que o que lê pedir a Deus, Ele fará.

2) Bete (Salmo 119.9-16) – A Palavra Purificadora

Muitos concluem, com base no versículo 9, que o autor do salmo era um jovem. No entanto, existe a possibilidade de que essa expressão reflita o interesse dos mestres da sabedoria no bem-estar dos jovens da nação.

Jovem ou velho, nosso caminho é purificado ao vivermos conforme a palavra de Deus e a escondermos em nosso coração.

3) Guímel (Salmo 119.17-24) – O alvo da vida

O conhecimento e a observância da palavra de Deus são o alvo da vida, e são força e conforto em tempos de desprezo e perseguição.
A palavra de Deus é:

- v.17: fonte de vida
- v.18: visão
- v.19: orientação
- v.20: aspiração

4) Dálete (Salmo 119.25-32) – A grande escolha

Em angústia de espírito, o poeta clama por avivamento “(v.25) A minha alma apega-se ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra”.
Em 2 Crônicas 17.7-10, a Bíblia nos mostra que Josafá produziu um avivamento espiritual em Judá mediante o ensino da Palavra de Deus.

5) Hê (Salmo 119.33-40) – Oração por firmeza

Esta estrofe é composta de uma série de petições centradas no desejo do salmista por instrução e entendimento e na ajuda de Deus.
Mais profundo do que a informação é o entendimento, que leva à obediência da lei de todo coração (v.34)

6) Vav (Salmo 119.41-48) – Não há vergonha da Palavra

A sexta estrofe continua com expressões de anseio e desejo por auxílio e orientação que vêm através da Palavra de Deus.
“O v.48 Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amo, e meditarei nos teus estatuto”

7) Zain (Salmo 119.49-56) – A Palavra que dá Vida. Em meio às dificuldades, o salmista encontra esperança e consolação na Palavra de Deus.
“(v.50) Isto é a minha consolação na minha angústia, que a tua promessa me vivifica”.

8) Hete (Salmo 119.57-64) – A Companhia dos Comprometidos

Deus e sua Palavra são o principal tesouro do salmista, e o trouxeram para uma comunhão com os tementes a Deus entre o seu povo.
O salmista encontrou companheirismo com todos os que temem ao Senhor e guardam os seus preceitos.

9) Tet (Salmo 119.65-72) – O valor da aflição

O autor aprendeu o valor disciplinador da aflição. O castigo que foi difícil de suportar produziu “um fruto pacífico de justiça (Hb 12.11)”.
A aflição lhe ensinou a obedecer “Antes de ser afligido, eu me extraviava; mas agora guardo a tua palavra”.

10) Iode (Salmo 119.73-80) – O clamor pela integridade da Alma

Os caminhos do Senhor com o seu povo são encorajamento para os justos e confusão para os ímpios.
O salmista sabe que é beneficiário da providência e bondade de Deus.
Foi Deus quem o fez, e ele, portanto, deseja ser ensinado por Ele.

11) Kaf (Salmo 119.81-88) – Apoio sob pressão

O salmista está em profunda dificuldade, possivelmente em virtude de uma doença e por causa da perseguição ativa daqueles que são inimigos da retidão.
Sua alma está desfalecida, seus olhos fracos, enegrecido, enrugado e quase irreconhecível.
Estava sob forte pressão de seus inimigos.
v.88 Vivifica-me segundo a tua benignidade, para que eu guarde os testemunhos da tua boca.

12) Lâmede (Salmo 119.89-96) – A inabalável Palavra de Deus

Embora as circunstâncias e o conhecimento dos homens mudem e sejam inconstantes, a Palavra do Senhor permanece no céu para sempre.
v. 89 Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus.
v. 90 A tua fidelidade estende-se de geração a geração; tu firmaste a terra, e firme permanece.

13) Mem (Salmo 119.97-104) – Sabedoria por meio da Palavra

O valor da lei do Senhor em conceder sabedoria e entendimento ao obediente é o tema dessa estrofe.
Ao meditar nos ensinos da Palavra de Deus, o salmista havia recebido sabedoria maior que a dos seu inimigos (cf vv.97,98)
97 Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo.
98 O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo.
99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.

14) Nun (Salmo 119.105-112) – A Luz da Vida

A palavra de Deus oferece luz para o caminho, passo a passo, ao longo desse caminho.

15) Samech (Salmo 119.113-120) – Caminho de Vida e Caminho de Morte

Aborrecimento à duplicidade.
No Senhor, o poeta encontra segurança e proteção dos ataques contínuos de malfeitores.
Para ele, esperança e segurança só são encontrados no Senhor.

16) Ain (Salmo 119.121-128) – Tribulação e Testemunho

No meio da opressão e da tribulação, o salmista testifica da sua lealdade à lei de Deus e ora por um suporte contínuo.

17) Pê (Salmo 119.129-136) – Liberdade à Luz da Lei

O poeta acha os testemunhos do Senhor maravilhosos e por isso os guarda.
Uma vida de acordo com o padrão de Deus será livre do domínio de qualquer tipo de iniqüidade. Aqui temos no Antigo Testamento uma oração pela perfeição do Novo Testamento.
Encontramos a libertação da opressão do homem e o favor contínuo de Deus aos que guardas os seus estatutos.

18) Tsadê (Salmo 119.137-144) – A justiça duradoura de Deus

A justiça, pureza e verdade da lei de Deus eram responsáveis pelo profundo amor e reverência do salmista.
v.137 Justo és, ó Senhor, e retos são os teus juízos.
v.140 A tua palavra é fiel a toda prova, por isso o teu servo a ama.

19) Cofe (Salmo 119.145-152) – A verdade ajuda a vencer a dificuldade

Profundamente angustiado, o poeta promete obediência à Palavra de Deus, e clama por ajuda.
v.145 Clamo de todo o meu coração; atende-me, Senhor! Eu guardarei os teus estatutos.
v.146 A ti clamo; salva-me, para que guarde os teus testemunhos.

20) Rexe (Salmo 119.153-160) – Oração por avivamento e Livramento

A petição: vivifica-me, repetida três vezes (154,156,159), domina esse clamor por livramento dos perseguidores.
Otras versões também traduzem “preserva minha vida”, “conserva-me vivo”, “dá-me vida”.

21) Chin (Salmo 119.161-168) – Perseguido, mas em Paz

O salmista experimenta paradoxalmente a paz em meio à perseguição e todo o tumulto envolvido.

22) Tav (Salmo 119.169-176) – Oração por Ajuda e Orientação

Em oração e súplica, o salmista conta com a palavra do Senhor.
Seus lábios e sua língua serão colocados a serviço da Palavra.
Escolheu os preceitos de Deus, tem desejado a sua salvação e seu prazer está na Lei de Deus.
v. 174 Anelo por tua salvação, ó Senhor; a tua lei é o meu prazer.

Fonte: CHAPMAN, Milo L., PURKISER, W.T., WOLF, Earl C., HARPER, A.F.
Comentário Bíblico Beacon. Volume 3. CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário